Sou empresário e quero reduzir meus impostos. O que fazer?!

Cobrança de Taxa de Cartão de Crédito
29 de maio de 2017
O contrato de namoro e seus efeitos.
23 de agosto de 2017
Exibir tudo

Quem é empresário sabe como é difícil manter uma empresa lucrativa, aliado ao pagamento de impostos em dia. E, esse quadro se acentua ainda mais diante do atual cenário brasileiro, em que a instabilidade econômica e o aumento das alíquotas dos tributos são cada vez mais evidentes.

Para contornar esses obstáculos e diminuir a carga tributária sem burlar a lei fiscal, é essencial que a empresa tenha um planejamento tributário eficiente e esteja atenta a alguns pontos:

“SAIBA QUAL O MELHOR REGIME TRIBUTÁRIO PARA A SUA EMPRESA”

1 – Organização

O ideal é ter tudo organizado e detalhado, com planejamentos e balanços claros, sabendo os valores de despesas, receitas e resultados. Uma gestão tributária eficaz proporciona mais dinheiro para outros investimentos, como a aquisição de bens de capital, os quais, inclusive, podem resultar em algum tipo de isenção ou redução de tributos.

2 – Estar atento ao melhor Regime Tributário para a sua empresa

Primeiramente, ao constituir uma empresa, o empresário poderá optar por um dos três tipos de tributação: o Simples Nacional, Lucro Presumido e o Lucro Real. Cada um desses regimes possui especificidades quanto à isenção total ou parcial de tributos, incentivos e créditos fiscais, portanto é preciso analisar em qual exatamente se encaixa sua empresa e qual é o mais vantajoso.

3 – Ter um planejamento Tributário

O planejamento tributário é a forma legal para identificar todas as possibilidades de pagar menos impostos dentro da lei, pois autoriza o contribuinte a planejar e realizar manobras que não gerem ou reduzam sua carga tributária.

4 – Contar com a ajuda de profissionais especializados em direito tributário

Além de garantir um planejamento tributário estratégico e eficaz, contar com uma boa assessoria jurídica pode ser uma ótima estratégia para analisar as melhores alternativas de redução de impostos para sua empresa especificamente. Além disso, assegura que o empresário esteja sempre atualizado sobre as leis tributárias, incentivos fiscais, as novas teses, possibilidades de restituição na esfera administrativa e judicial, e formas alternativas de redução da carga tributária.

Marina Andrade
Marina Andrade
Graduada em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Cursando Pós-Graduação em Direito Tributário pelo Instituto Brasileito de Direito Tributário (IBET).

Os comentários estão encerrados.

Contato