Como pedir pra ser dispensado do Imposto de Renda, já que recebo aposentadoria do INSS e completei 65 anos de idade?

Princípios básicos da Governança Corporativa
5 de fevereiro de 2019
Revisão depois que passou 10 anos
7 de fevereiro de 2019
Exibir tudo

Quando o aposentado completa 65 anos de idade e vive só da renda da aposentadoria, ele fica livre da mordida do Leão e passa a ter direito a uma parcela extra que vem da isenção do Imposto de Renda.

A Receita Federal diz que essa isenção do Imposto de Renda passa a valer de forma automática, a partir do mês que o aposentado faz 65 anos. Ou seja, no caso do segurado que pergunta, ele não precisa pedir nem pro INSS, e nem para a Receita pra ser dispensado do Imposto de Renda, porque a vantagem é aplicada automaticamente.

Mas, é importante conferir o extrato de pagamento da aposentadoria do INSS, porque nos detalhes é possível ver se o desconto do Imposto de Renda diminuiu mesmo. Quem já tem cadastro no Meu INSS pode conseguir ver o extrato no “Histórico de Crédito de Benefício” e escolher o mês para olhar.

O mês que esse desconto do Imposto de renda já deve ser menor, e vai aparecer no extrato, é o mês depois do seu aniversário que for pago o seu benefício.

Se fizer aniversário em Fevereiro, no extrato o mês que o desconto já deve ser menor será Março. E se achar algum erro, por exemplo, se o desconto não for feito, o aposentado deve informar a Receita e o INSS.

Jill Becker
Jill Becker
Graduada em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC. Membro do Instituto de Advogados de Santa Catarina. – IASC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato