PERGUNTA DO SEGURADO: Trabalhei em condições de risco e encontrei erros no PPP. Como é possível corrigir?
O formulário PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é o documento que comprova o tempo exposto a agentes nocivos e da direito à aposentadoria especial. Mas, qualquer erro pode impossibilitar a aposentadoria no futuro, com o requerimento indeferido pelo INSS.
Para erros ou falta de informações que o trabalhador notar em seu PPP, ele deve buscar corrigir o documento antes de continuar com seu pedido de benefício no INSS.
Se o erro estiver em informações administrativas, como a data que exerceu a função na empresa, é possível procurar o empregador e pedir um outro PPP, novo e corrigido.
Se a empresa se negar a mudar as informações, o segurado pode pedir a correção direto na Justiça do Trabalho ou Justiça Federal.
Mas se a falha for uma questão trabalhista, como no caso de ter sido contratado para uma função e na realidade exerceu outra, será preciso pedir na Justiça do Trabalho.
Depois que a ação terminar e o segurado receber o PPP corrigido, o trabalhador precisará fazer um novo requerimento de aposentadoria ou de revisão, caso já tenha se aposentado.