Quais os benefícios dos contratos digitais para sua empresas?
24 de março de 2021
Responsabilidade Médica
26 de março de 2021
Exibir tudo

PERGUNTA DO SEGURADO: Trabalhei em condições de risco e encontrei erros no PPP. Como é possível corrigir?

O formulário PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é o documento que comprova o tempo exposto a agentes nocivos e da direito à aposentadoria especial. Mas, qualquer erro pode impossibilitar a aposentadoria no futuro, com o requerimento indeferido pelo INSS.


Para erros ou falta de informações que o trabalhador notar em seu PPP, ele deve buscar corrigir o documento antes de continuar com seu pedido de benefício no INSS.

Se o erro estiver em informações administrativas, como a data que exerceu a função na empresa, é possível procurar o empregador e pedir um outro PPP, novo e corrigido.


Se a empresa se negar a mudar as informações, o segurado pode pedir a correção direto na Justiça do Trabalho ou Justiça Federal.


Mas se a falha for uma questão trabalhista, como no caso de ter sido contratado para uma função e na realidade exerceu outra, será preciso pedir na Justiça do Trabalho.


Depois que a ação terminar e o segurado receber o PPP corrigido, o trabalhador precisará fazer um novo requerimento de aposentadoria ou de revisão, caso já tenha se aposentado.

Jill Becker
Jill Becker
Graduada em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC. Membro do Instituto de Advogados de Santa Catarina. – IASC.

Deixe uma resposta

Contato