Existe diferença entre e-commerce e marketplace?

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Em linhas gerais o e-commerce é uma loja online, em que o produto alí oferecido é próprio e exclusivo da sua empresa, onde você é o responsável.
Sendo o responsável, é você quem vai contratar uma plataforma de e-commerce, meios de pagamento, frete, realizar o desenvolvimento da plataforma, garantir a proteção de dados do usuário e quaisquer outros recursos que forem precisos.
O E-commerce, apesar de exigir um investimento maior, possui algumas vantagens: autonomia da plataforma, pois é você quem movimenta tudo; gestão da marca; ações de marketing diversificadas.
Importante ressaltar, que o e-commerce entra na categoria de comércio, enquanto o marketplace é considerado como uma atividade de prestação de serviços.
Já o Marketplace é uma plataforma em que várias empresas/marcas vendem seu produto, funciona como um shopping virtual, uma vitrine com várias marcas no mesmo lugar.
Nele, toda estrutura da loja é realizada por outra empresa, pelo dono do marketplace. Então, caso você queira oferecer a sua marca no marketplace, o investimento inicial tende a ser menor.
O diferencial que o marketplace traz, é a visibilidade. A maioria dos consumidores já tem conhecimento dos sites que oferecem esse tipo de serviço, o que contribui para a sua marca e site serem reconhecidos mais rápido. Além disso, as lojas virtuais que passam a fazer parte de um marketplace, conhecidas como “sellers”, passam a contar com uma estrutura SEO já estabelecida, que faz com que sejam encontradas na web com maior facilidade.
O e-commerce, na maioria faz vezes, recebe visitas apenas do público condizente com seu nicho de negócios, enquanto uma loja dentro de um marketplace pode receber o público de outras lojas. Submarino, Walmart e Amazon são grandes exemplos de um marketplace.

Marina Andrade
Marina Andrade
Graduada em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Cursando Pós-Graduação em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBET).

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