Como o próprio nome sugere, as incubadoras têm o objetivo de auxiliar e apoiar ideias iniciais com potencial para se tornarem grandes.
Facilitam a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação. Para isso fornecem espaços de trabalho compartilhado com outras empresas, estrutura adequada, suporte técnico, administrativo e jurídico para que os empreendedores estruturem melhor a ideia inicial e possam sobreviver no mercado.
Essas sociedades, geralmente, apoiam empresas conforme alguma diretiva governamental ou regional, investem em empresas de determinados seguimentos com o objetivo de fomentar e expandir esse setor. Ou também, devido à proximidade de algum centro de pesquisa.
É muito comum que essas sociedades sejam financiadas por universidades, envolvendo verbas públicas, e por esse motivo é exigido das empresas incubadas um plano de negócio formal que demonstre a viabilidade da ideia, pois demanda maior transparência e formalidade.