Conciliação: um dos meios mais utilizados durante a pandemia para resolver questões relativas aos contratos de trabalho

É lícito restringir contratação de empregado em razão de sexo, cor, raça etnia e afins?
16 de setembro de 2020
Bolsonaro sanciona e LGPD entra em vigor HOJE (18/09/2020)
18 de setembro de 2020
Exibir tudo

O tempo médio de tramitação processual nas Varas do Trabalho, de janeiro até maio de 2020, foi de 247 dias. Ou seja, o processo, em média, demora cerca de oito meses para que seja prolatada a sentença. Com a conciliação, o conflito de interesses pode ser resolvido de forma bem mais rápida.
Um exemplo recente foi o de trabalhadores de indústrias de papel, papelão e cortiça da região metropolitana de Lages (SC), cujo acordo beneficiou 270 empregados e pôs fiz a uma disputa judicial que durou mais de uma década.
Como as conciliações atualmente estão sendo realizadas por videoconferência, é possível chegar a um acordo mesmo quando empregado e empregador moram em países diferentes.
Além disso, outra vantagem é que os acordos firmados na Justiça do Trabalho garantem soluções equilibradas e segurança jurídica, pois não podem ser questionados no futuro. Também, há uma equipe especializada nas melhores formas de conduzir as tratativas.
Assim, esses instrumentos conferem maior celeridade à Justiça e promovem, de forma efetiva, a pacificação social, a solução e a prevenção de litígios. A disciplina apropriada, por meio de programas já implementados no país, tem reduzido a excessiva judicialização dos conflitos de interesses e a quantidade de recursos e facilitado a execução de sentenças.

 

Fonte: http://www.tst.jus.br/noticias

#direitodotrabalho #trabalhista #resoluçãodeconflitos #pandemia #direito #conciliação #videoconferência #segurançajurídica #vantagensdaconciliação

Gouvêa dos Reis - Advogados
Gouvêa dos Reis - Advogados
A Rede Gouvêa dos Reis Advogados objetiva proporcionar segurança e soluções a seus clientes, desde 1967.

Deixe uma resposta

Contato