De quem é a responsabilidade pela lavagem dos uniformes?

Intervalo intrajornada: O que devo saber?
2 de outubro de 2020
Empresa não pode vincular links patrocinados à marca concorrente
5 de outubro de 2020
Exibir tudo

Muitas empresas fornecem e exigem de seus empregados o uso de uniforme durante a jornada de trabalho. Mas afinal, de quem é a responsabilidade da lavagem do uniforme?

Não existe uma Lei Federal especifica tratando desse tema. Temos hoje algumas Leis Municipais e Estaduais as quais estabelecem que empresas que tratam/manipulam agentes nocivos à saúde do trabalhador ou ao meio ambiente serão responsáveis pela lavagem dos uniformes fornecidos.

E mesmo nos estados e municípios que não tenham legislação específica sobre o tema, pode-se aplicar os entendimentos dominantes dos tribunais é de que as empresas são as responsáveis pela lavagem dos uniformes.

Quando não se verifica a necessidade de uma lavagem especializada, esta deve ser feita pelo empregado que é o responsável pelo bom uso do uniforme fornecido. A higiene pessoal faz parte da rotina de qualquer pessoa.

Portanto, a higienização é responsabilidade do empregado, salvo nas hipóteses em que ficar caracterizada a necessidade de lavagem em local especializado (em razão do uso de agentes nocivos à saúde e/ou meio ambiente).

Aconselha-se, contudo, que questões relativas a higiene do uniforme (desde que atividade que não lide com agentes nocivos) sejam ponderadas com o empregado, devendo constar cláusula em contrato dispondo sobre tal responsabilidade.

#direitodotrabalho #direito #uniforme #higiene #lavagemuniforme #agentesnocivos #conformidade #trabalhistaempresarial

Gouvêa dos Reis - Advogados
Gouvêa dos Reis - Advogados
A Rede Gouvêa dos Reis Advogados objetiva proporcionar segurança e soluções a seus clientes, desde 1967.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato