Transportadora é condenada à indenização coletiva por dano moral em razão de fazer “pagamentos por fora”

TJGO decide contra convenção de condomínio que veda locação temporária de imóveis através de plataformas digitais
10 de julho de 2020
Medidas preventivas como segurança da empresa e dos direitos dos trabalhadores
15 de julho de 2020
Exibir tudo

O Tribunal Superior do Trabalho condenou uma transportadora ao pagamento de uma indenização coletiva equivalente a R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) em razão de sua prática reiterada de “pagar por fora”.
Conforme fundamentação do TST, realizar pagamentos por fora não prejudica apenas os trabalhadores, mas a sociedade como um todo, na medida em que atinge a supressão de verbas que iriam para programas do governo, como o Fundo de Garantia (FGTS) e a Previdência Social (INSS).
Essa prática, infelizmente não é incomum nas empresas e acontece na intenção de diminuir os gastos com impostos, minimizar atos burocráticos e passa a falsa ilusão ao trabalhador de que está recebendo uma quantia a maior, em razão de não ter recolhimentos previdenciários, fiscais e depósitos do FGTS. No entanto, o que as empresas que se utilizam de tal prática não sabem, é que sanções como as da notícia supramencionada podem prejudicar não só a esfera financeira, como também a imagem social – leia-se reputação – da empresa, além de que as verbas outrora suprimidas, trarão prejuízos ao trabalhador que ficará sem a contribuição previdenciária para sua aposentadoria e sem depósitos do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Visto isso, deve ser ressaltado que é de extrema importância que toda empresa mantenha programas de compliance e diretrizes internas capazes de lhe manter sempre em conformidade com a legislação, tendo como consequência não só a sustentação e continuidade do negócio de forma natural, mas também um aumento de credibilidade e confiança entre os colaboradores e a sociedade em geral (Poder Judiciário, nicho do mercado onde a empresa se encontra e etc.).

 

Fonte: Conjur

 

#direitodotrabalho #direitotrabalhista #direito #trabalhista #advocaciapreventiva #compliance #noticiajuridica #empresas #compliancetrabalhista #SC #GDR #Floripa

 

 

Gouvêa dos Reis - Advogados
Gouvêa dos Reis - Advogados
A Rede Gouvêa dos Reis Advogados objetiva proporcionar segurança e soluções a seus clientes, desde 1967.

Deixe uma resposta

Contato