O empregador pode monitorar o computador e/ou o e-mail de seus empregados?

Fase pré-contratual: posso fixar limites de idade para contratar candidato?
11 de setembro de 2020
Facebook deve indenizar criadora de cães por desativar conta comercial no Instagram
14 de setembro de 2020
Exibir tudo

O e-mail corporativo ou institucional é uma ferramenta fornecida ao empregado e é considerado uma ferramenta de trabalho, exatamente por ser destinado à realização do serviço da empresa.
A utilização do e-mail corporativo para recebimento de mensagens pessoais, oriundas de amigos, namorado (a), familiares e etc, não é adequada. Por isso, o empregador poderá comunicar ao empregado, no ato da admissão, que a utilização do e-mail institucional deve ser exclusivamente para fins profissionais.
É legalmente válida a inserção de uma cláusula no contrato de trabalho, ou até mesmo no regulamento interno da empresa, estipulando que, para controle de entrada e saída de informações, poderá a empresa abrir os e-mails corporativos.
A jurisprudência tem entendido que o monitoramento de e-mail eletrônico do empregador, disponibilizado ao empregado para fins profissionais, não viola o sigilo à correspondência (art. 5º, XII da CF/88), justamente por não se tratar de correspondência particular.
Posto isso, o fato de o empregador acessar o e-mail do empregado não viola direito à intimidade, bem como não afronta o sigilo à correspondência, desde que prevista esta cláusula contratual. Portanto, pode a empresa utilizar-se de tal procedimento, até para evitar prejuízos.
Importante destacar, contudo, que eventuais excessos por parte do empregador podem retirar a validade deste procedimento, além de ocasionar, eventualmente, pedidos na seara judicial.
#direitodotrabalho #empregador #empregado #e-mail #monitoramentodecomputador #computadorempregado #procedimentotrabalhista #clausulacontratual #validade #excessosdemonitoramento #direitoaintimidade #sigilo #emailcorporativo #emailinstitucional

Gouvêa dos Reis - Advogados
Gouvêa dos Reis - Advogados
A Rede Gouvêa dos Reis Advogados objetiva proporcionar segurança e soluções a seus clientes, desde 1967.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato