SC cria nova obrigação acessória e novo tributo
22 de fevereiro de 2019
Da demissão em comum acordo
25 de fevereiro de 2019
Exibir tudo

As empresas mais modernas possuem como característica a separação entre o controle e o capital. Isso quer dizer que, quem administra a gere a empresa não são necessariamente seus proprietários.

Em consequência desses aspectos começaram a surgir algumas ferramentas para alinhar os interesses dos gestores e proprietários das empresas, e a Stock Options é umas delas.

A opção de compra de ações é uma forma de remuneração variável oferecida a funcionários de uma empresa.

É a opção de compra de ações no futuro, por um preço atual, ou seja, a empresa irá oferecer ao funcionário a opção de comprar uma determinada quantidade de ações a um preço pré-determinado, geralmente abaixo do preço do mercado.  Através dessa prática, o empregado poderá ter parte da sua remuneração atrelada aos resultados da companhia em que trabalha.

Esse direito deve ser previsto por um documento chamado de Plano de Opção de Compra de Ações e nele deve estar previsto quais as metas o funcionário deverá cumprir para poder exercer esse direito, o período de carência, o valor das ações e etc. Como também, a possibilidade da Stock Options deve estar prevista no Estatuto Social.

Além de alinhar os interesses entre os acionistas e gestores de uma empresa a Stock Options possui outros objetivos principais, como por exemplo:

– Manter funcionários qualificados,

– Engajar esses profissionais no desenvolvimento e crescimento da empresa

– Criar uma cultura “ownership”, uma cultura de dono nos colaboradores

– Possibilitar que os funcionários se tornem acionistas das empresas para as quais trabalham e ainda obterem rendimento financeiro, pois o colaborador consegue ter um salário variável de acordo com os resultados da companhia.

Gouvêa dos Reis - Advogados
Gouvêa dos Reis - Advogados
A Rede Gouvêa dos Reis Advogados objetiva proporcionar segurança e soluções a seus clientes, desde 1967.

Deixe um comentário

Contato