Se preferir, clique aqui para ler esse artigo no Medium.
É muito comum no início da concepção da ideia de um negócio inovador que, as partes envolvidas troquem informações valiosas, sendo assim, o acordo de confidencialidade também chamado em inglês de “Non Disclosure Agreement” – NDA, é um contrato que protege as informações trocadas nesta fase, ou até mesmo quando a empresa já está constituída, mas procura parcerias, prestação de serviços, investidores, protegendo assim, as informações divulgadas entre as partes, a colaboradores ou terceiros.
Desta forma, o NDA impede que as partes envolvidas divulguem ou utilizem as informações e documentos trocados. Isso porque, na grande maioria dos casos, as informações trocadas são extremamente valiosas, como, por exemplo, a concepção da ideia do negócio, estratégias de negócio, relatórios financeiros, modelo de negócio, investimentos, entre outros.
As partes envolvidas no termo de confidencialidade, podem ser pessoas físicas e pessoas jurídicas.
Sendo assim, é fundamental que sua startup se proteja antes de trocar qualquer tipo de informação, formalize o acordo de confidencialidade e ainda verifique se a outra parte já está se adequando a Lei Geral de Proteção de Dados sob nº 13.709/2018.
O acordo de confidencialidade, deve principalmente, prever as seguintes informações:
Por fim, essas são algumas dicas para que sua startup tenha segurança.
Quer saber mais sobre o assunto? Enviei um e-mail para: luessa@gdr.adv.br