Conforme esperado, a pandemia da Covid-19 acelerou o crescimento do comércio eletrônico em todo o mundo. Uma vez que a massa de consumidores recorreu às compras pela internet, em virtude do fechamento das lojas físicas e o isolamento social.
O setor nacional registrou alta de 75,5% no faturamento de janeiro a agosto de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019, passando de R$ 44 bilhões para R$ 77,2 bilhões, segundo estudo da Neotrust Compre&Confie, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Com esse crescimento e popularização do comércio eletrônico (também conhecido como e-commerce) trouxe consigo também o crescimento de problemas jurídicos, um grande desafio para lojas virtuais de todos os portes.
Nesse contexto, o apoio jurídico de uma assessoria para e-commerce consolida-se como um serviço altamente necessário não somente para o crescimento, como também para o funcionamento de qualquer empresa que decida fazer uso dos meios digitais.
1) Elaboração de termos de uso
2) Defesa da empresa em caso de Ações Judiciais
3) Adequação à lei de Proteção de Dados- LGPD
4) Elaboração da Política de Vendas
5) Elaboração da Políticas de Privacidade
6) Análise jurídica dos contratos em geral:
– Contratos de Parcerias
– Contratos com Influencers Digitais
– Contratos com Fornecedores
– Contrato de frete/logística
– Contratos com Agências de Marketing Digital
– Contratos com Marktplaces
7) Registro da marca do e-commerce;
8) Elaboração do contrato social da loja virtual;
9) Enquadramento fiscal adequado de loja online.