STF derruba decisão que concedia direitos a militares temporários
20 de novembro de 2020
Motoristas de ônibus podem acumular função de cobrador decide o TST
23 de novembro de 2020
Exibir tudo

Como sabemos todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro estamos diante de uma data que promete ser de promoções e descontos inigualáveis, no entanto nem sempre o Brasil o comércio age de boa-fé e muitas vezes induz o consumidor a erros.

A data é originária dos Estados Unidos e foi instituída pelos comerciantes do varejo para que pudessem terminar com os estoques antigos e expor as novas mercadorias para vendas no período de Natal.

Não é novidade que a data também foi adotada no Brasil, porém o que vemos por aqui é que nem sempre os descontos são verdadeiros. Explico: é prática comum muitos estabelecimentos aumentarem os preços antes da data da liquidação para então no dia implementar desconto e o preço do produto ficar como já estava antes da elevação.

Desta forma, precisamos estar atentos para não cair em armadilhas e falsos descontos. São boas dicas antes de efetuar suas compras:

                1) Acompanhar e consultar os preços para certificar-se de que não se trata de um desconto enganoso;

                2) Consultar outros sites e verificar os preços praticados para o produto a ser adquirido;

                3) Verificar se a loja/site não tem reclamações e restrições junto aos órgãos de defesa do consumidor;

                4) Quando a compra for pela internet, verificar se o site é seguro através dos selos de segurança (como o Ebit) e da utilização de ferramentas de navegação segura (normalmente sites seguros iniciam por https://).

                Além disso, é importante saber que o consumidor tem seus direitos assegurados através do Código de Defesa do Consumidor e a aplicação de falsos descontos pode configurar publicidade enganosa.

O consumidor verificando qualquer irregularidade nas promoções/descontos apresentados pode realizar denúncia no Procon de seu Estado ou através da internet pelo site www.consumidor.gov.br.

Fonte: Migalhas / Procon-SC

Gouvêa dos Reis - Advogados
Gouvêa dos Reis - Advogados
A Rede Gouvêa dos Reis Advogados objetiva proporcionar segurança e soluções a seus clientes, desde 1967.

Deixe um comentário

Contato