É fato conhecido por todos que a legislação tributária brasileira apresenta alto grau de complexidade, o que assusta e desestimula muitos empreendedores.
Por essa razão é de extrema importância que o planejamento e a gestão tributária sejam realizados de acordo com os padrões legais e contábeis, para que não ocorram questionamentos por parte da Receita Federal.
Diante desse cenário, a GDR Consultoria Tributária fornece algumas dicas para o empresário que deseja realizar um bom planejamento:
- Mantenha sempre uma boa organização de despesas/receitas, e evite considerar suas finanças pessoais nos cálculos da empresa, pois se assim o fizer a tendência é que cedo ou tarde aconteçam falhas que trarão aumento da tributação sobre seus resultados.
Além disso, a boa organização permite uma avaliação mais precisa do perfil da empresa, simplifica a escolha do regime tributário e facilita a tomada de decisão.
- No Brasil existem três tipos de regime de tributação: o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Cada um deles possui características próprias, por isso, é essencial fazer um planejamento tributário periódico, considerando o segmento de atuação e a atividade exercida, para comparar o impacto tributário em cada um desses regimes. Esse estudo pode aliviar significativamente a carga tributária e, assim, gerar grande economia à sua empresa.
- Realize de tempo em tempo uma Revisão Tributária em sua empresa para que sejam identificados créditos não aproveitados ou enquadramentos mais vantajosos à sua empresa.
- Elisão fiscal é uma prática completamente lícita e utilizada por empresas brasileiras para evitar a geração do fato gerador de um tributo. Ela ocorre através da interpretação tributária e contábil das demandas de cada empresa, que tem o direito de estruturar sua atividade da forma mais adequada.
É preciso ter muita cautela para não utilizar indevidamente a elisão e acabar gerando uma evasão fiscal. Este instituto sim representa uma forma ilícita de planejamento, sendo passível de fiscalização e punição por parte do Estado, podendo, inclusive, levar a empresa à falência.
- Faça uso dos incentivos fiscais que o Estado oferece. Assim você poderá reduzir a carga tributária de sua empresa.
Clique aqui para saber mais sobre Revisão e Planejamento Tributário e como colocá-lo em prática em sua empresa.